Revista Territórios e Fronteiras

Revista Territórios e Fronteiras (ISSN 1984-9036) publica artigos, resenhas, entrevistas, dossiês e edições críticas de documentos relacionados, preferencialmente, à disciplina da História e aos temas associados à constituição de territórios e fronteiras na história, em suas diferentes formas, realidades e dimensões. Administrada e apoiada financeiramente pelo Programa de Pós-graduação em História da UFMT, cuja área de concentração é "História, Territórios e Fronteiras", a revista tem por meta constituir um espaço de debates e de divulgação da produção científica vinculada a esses temas. O periódico também recebe contribuições interdisciplinares e ligadas a áreas afins, a exemplo da Sociologia, Antropologia, Educação, Geografia, Ciência Política, Relações Internacionais etc. Sua periodicidade é semestral.

A editoração e manutenção da revista são realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Visite nossa página no FACEBOOK.


PRORROGADO! Prazo para submissão de artigos para o Dossiê “Gênero, feminismos e relações de poder” foi prorrogado para  30 de Setembro de 2017.

Veja as próximas Chamadas para Dossiês Temáticos em NOTÍCIAS.


CHAMADA DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ

Dossiê: “Gênero, feminismos e relações de poder” - Volume 11, n. 1 (dezembro/2017)

Organizado a partir dos eixos temáticos gênero, feminismos e relações de poder, o presente dossiê tem como orientação aglutinar e divulgar estudos sobre as questões de gênero articuladas à crítica feminista e aos jogos e relações de poder que informam sua construção e naturalização no cotidiano social. O propósito é integrar e ampliar o contemporâneo – e até mesmo acirrado – debate acerca de nossa localização no mundo como pessoas produzidas na/pelo gênero e, ao mesmo tempo, produtoras dele. A interseccionalidade do gênero com outras dimensões da vida social como raça, etnia, classe, religião, escolarização, sexualidade, ocupação, região e geração, é possibilidade aberta à abordagem do tema. Além disso, a abertura para sua inscrição em diferentes recortes espaciais e temporais, no que tange ao Brasil e à América Latina. Acrescente-se, nessa ampliação do espectro temático, a inclusão dos feminismos, suas ações e seu aporte teórico como possíveis lentes e chaves de leitura para se apreender a historicidade da dimensão do gênero nas relações sociais. Afinal, foi justamente a crítica feminista que mostrou que os papéis sociais são construídos, que o próprio discurso da “natureza” dos sexos é um artifício e um exercício de poder. Sob a organização de Blanca Susana Vega, Diva do Couto Gontijo Muniz e Maria Elizabeth Ribeiro Carneiro, a revista Territórios e Fronteiras abre a chamada para o dossiê “Gênero, feminismos e relações de poder”, projetando incorporar artigos elaborados sob diferentes perspectivas, enfoques, espacialidades e temporalidades. Esperamos, com tais contribuições, adensar e fomentar o debate que ainda se apresenta relevante e incontornável para construir uma cultura de igualdade entre os sexos e de respeito às diferenças.


Organizadoras:

Blanca Susana Vega (Universidad Autonoma de San Luis de Potosí)

Diva do Couto Gontigo Muniz (Universidade de Brasília)

Maria Elizabeth Ribeiro Carneiro (Universidade Federal de Uberlândia)

 

Prazo para submissões: 10 de setembro de 2017



v. 10, n. 1 (2017): Dossiê Temátio: "Escravidão Moderna"


Capa da revista

Arte de Miguel Rodrigues de Sousa Netto e Thaís Leão Vieira, a partir da instalação "Cash Crop", de Stephen Hayes.