Revistas francesas no Brasil. Caminhos da modernidade: catálogos e mediadores (Rio de Janeiro e São Paulo, séculos XIX e XX)

Valéria Guimarães

Resumo


A partir da análise de vestígios da circulação de impressos periódicos franceses no Brasil dos séculos XIX e início do XX, foi possível identificar títulos que difundiam o imaginário francês da modernidade e do modernismo. Nosso recorte espacial restringe-se às cidades do Rio de Janeiro e São Paulo cujo mercado editorial, embora tenha tido ritmos de desenvolvimento diversos, são integrados a um mesmo espaço midiático francófono por ação de mediadores culturais como livreiros, bibliotecários e homens de letras em geral. Sob uma perspectiva transnacional, podemos colocar em questão as relações culturais estabelecidas entre a imprensa brasileira e francesa, em um ambiente de marcada francofonia mundial do qual o Brasil fez parte.

Palavras-chave: imprensa periódica; francofonia no Brasil; transnacional.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v9i2.574

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista T&F está indexada nos seguintes serviços: Portal de Periódico da CAPES, EBSCO, BASE, Sumário de Revistas Brasileiras; Latindex, LivRe!, Google Acadêmico, Dialnet, DOAJ.

Periódico avaliado como B1 no WebQualis 2015 da CAPES na área de História; B2 nas áreas de Letras/Linguística, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Ambientais.

ISSN 1984-9036

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.