Movimentos migratórios e mobilidade na fronteira: o Oeste do Paraná frente às transformações intra-regionais de 1970 a 2010

Ricardo Rippel

Resumo


O artigo averiguou como a dinâmica demográfica e a localização da população rural e urbana no Oeste do Paraná deram-se de 1970 a 2010, frente à migração e à qualificação dos chefes de família. Utilizou-se de indicadores demográficos e de localização e redistribuição, visualizando-se a disposição da população por domicílio. Agregou-se a análise o cálculo da migração bruta e líquida e do índice de eficácia migratória intra-regional. Os resultados apontaram que o arquétipo de concentração da população na região não sofreu modificações significativas no período.

Palavras-chave: Dinâmica demográfica; análise regional; migração no Oeste do Paraná.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v8i2.461

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista T&F está indexada nos seguintes serviços: Portal de Periódico da CAPES, EBSCO, BASE, Sumário de Revistas Brasileiras; Latindex, LivRe!, Google Acadêmico, Dialnet, DOAJ.

Periódico avaliado como B1 no WebQualis 2015 da CAPES na área de História; B2 nas áreas de Letras/Linguística, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Ambientais.

ISSN 1984-9036

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.