Prorrogação Dossiê "Festas brasileiras e seus significados"

Este dossiê, ora divulgado pela Revista Territórios e Fronteiras, traz o tema “Festas brasileiras e seus significados” que têm múltiplos vieses podendo enfocar desde aquelas manifestações festivas que celebram os rituais do poder, religioso ou laico, bem como as que conferem identidades a grupos específicos que, a partir de suas experiências festivas, demarcam suas visões de mundo e valores culturais agregadores de seus integrantes.

As festas têm, ao menos desde os anos 1980, ganhado espaço na produção historiográfica brasileira. Temática anteriormente considerada de menor importância, essas manifestações culturais denotam um importante ponto de encontro dos interesses individuais e coletivos, revelando conflitos sociais existentes que encontram nos festejos um lugar para sua emersão. O Brasil e sua plêiade de manifestações culturais encontram-se, portanto, em situação privilegiada: em todo território nacional existem festas que são capazes, a seu modo, de traduzir um traço da história, da memória e do próprio tecido social que nele se faz e se vê refletido.

É esse o sentido mais amplo que esse dossiê quer contemplar: as festas a partir do prisma da história social da cultura. Assim, gostaríamos de reunir pesquisadores que têm nas festas brasileiras seu objeto de estudo, tendo como especificidade os sentidos sociais que elas (re)estruturam no seu acontecer, em suas múltiplas territorialidades, formas organizacionais, sentidos, sujeitos e modos de interpretar a experiência humana. Portanto, caro pesquisador, convidamos você para colaborar com suas reflexões para que este projeto seja bem sucedido editorialmente.