Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Territórios e Fronteiras?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os autores devem observar estritamente as normas abaixo antes de submeter seus originais.

ARTIGOS

1. São recebidos em fluxo contínuo, sem nenhum custo para submissão e processamento. Devem possuir entre 15 e 30 páginas, digitadas em fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento 1,5, margens de 2,5 cm, em programa compatível com Word for Windows.

2. Citações: aquelas com até três linhas devem integrar o corpo do texto, sem itálico e ser assinaladas com aspas. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas do texto, sem aspas, sem itálico, com recuo de 4 cm à esquerda, fonte Times New Roman, corpo 11 e espaçamento simples.

3. Devem ser inéditos, originais e submetidos à revista sem informações, indícios, menções autorreferenciais ou agradecimentos que possam identificar a autoria. É importante observar que o artigo não pode ter sido enviado a outro periódico para avaliação simultânea.

4. Devem conter dois resumos (máximo de 6 linhas, Times New Roman, corpo 12 e espaçamento simples) com suas respectivas palavras-chave (3 palavras para cada um): um em português e outro em inglês (abstract) ou francês (résumé). O título do artigo também deve ser traduzido para o idioma escolhido para o segundo resumo (inglês ou francês).

5. As notas bibliográficas ou explicativas devem ser colocadas no rodapé, com numeração sequencial. Para o caso das menções bibliográficas nas notas, os autores devem seguir os exemplos abaixo:

Livros

BURCKHARDT, Jacob. A cultura do Renascimento na Itália. Um ensaio. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

BURKE, Peter; PORTER, Roy. (Org.). Linguagem, indivíduo e sociedade. História social da linguagem. São Paulo: Ed. da Unesp, 1993.

Capítulos de Livro

KIERNAN, Victor. Línguas e conquistadores. In: BURKE, Peter; PORTER, Roy (Org.). Linguagem, indivíduo e sociedade. História social da linguagem. São Paulo: Ed. da Unesp, 1993, p. 259-284.

Artigos em periódicos acadêmicos

LACAPRA, Dominick. Retórica e História. Territórios e Fronteiras, Cuiabá, v. 6, n. 1, p. 97-118, 2013.

Dissertações e teses

MENDES, Marcos do Amaral. De Capela Filial a Matriz Paroquial: irmandades, jesuítas e territórios em Cuiabá-MT. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2014.

Textos em jornais e revistas

COLI, Jorge. De que cor eram as meias de Hitler? Folha de São Paulo, São Paulo, p. 2, 15 out. 2006.

Citações extraídas da Internet

Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.10. Acesso em: 25 mar. 2011.

6. Para o caso de repetição da referência, usar:

BURCKHARDT, Jacob. A cultura do Renascimento. Op. cit., p. 127.

As expressões idem e ibidem devem ser utilizadas para menções na mesma página.

7. Não deve ser incluída uma seção final para a Bibliografia.

8. Para destacar palavras, deve-se usar o itálico.

9. Para o caso de artigos traduzidos, devem-se seguir as mesmas normas. A submissão, contudo, deverá ser acompanhada da autorização do autor do original.

RESENHAS

1. São recebidas em fluxo contínuo, sem nenhum custo para submissão e processamento. Devem contemplar livros que tenham sido publicados no Brasil há, no máximo, dois anos, e no exterior há, no máximo, quatro anos, incluindo o ano da submissão.

2. Devem conter entre 3 e 6 páginas, redigidas segundo as normas dos artigos.

3. Devem privilegiar a análise dos argumentos e da linha argumentativa da obra resenhada, evitando o resumo das ideias de cada capítulo.

ENTREVISTAS

1. São recebidas em fluxo contínuo, sem nenhum custo para submissão e processamento.

2. Devem conter entre 3 e 12 páginas, redigidas segundo as normas dos artigos.

EDIÇÃO CRÍTICA DE DOCUMENTOS

1. São recebidas em fluxo contínuo, sem nenhum custo para submissão e processamento.

2. Devem observar as mesmas normas dos artigos.

Todos os textos deverão ser apresentados preferencialmente em língua portuguesa de acordo com as normas mencionadas e após revisão ortográfica e gramatical. Em caso de dúvidas, entre em contato com o editor: rev.territorios.e.fronteiras@gmail.com.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. Todas as informações do arquivo que podem identificar a autoria foram removidas (ex.: nome, e-mail, filiação institucional).
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado ou negrito (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons. Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.